quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Trilha aos Castelos da Taquara via Cova da onça

Trilheiros e Trilheiras...
No domingo ( 30 ) estaremos realizando mais uma trilha. E com grande expectativa, pois será a primeira do parque nacional da tijuca ( PNT ) neste ano. Contudo, preparamos uma caminhada bem especial para todos vocês.
Nossa trilha começa na entrada para o caminho da cova da onça, próximo ao restaurante ''Esquilos''. Da entrada do parque até a entrada do trecho são exatamente 30 minutos de caminhada sobre asfalto numa agradavel área do PNT. Caminharemos por 15 minutos até alcançarmos uma ponte do estilo ''Indiana Jones'' que atravessa o Rio Humaitá. Essa será a primeira grande atração do dia. Até este ponto, a trilha é bem leve e sem nenhuma preocupação. Se você cansar ate este ponto, melhor voltar, pois a seguir começaremos a subir.
Após cruzarmos a ponte, andaremos sempre subindo, mas com desnível baixo. A trilha é bem aberta, bem arejada, mas este trecho possui muitos galhos que tornam-se pequenos obstáculos. Seguindo em frente, passaremos por alguns córregos e rios. No quinto rio, encontraremos uma bifurcação, mas seguiremos sempre á direita subindo.
Apartir daqui tenho certeza que o sorriso de muitos irão desaparecer por alguns instantes. É o trecho mais cansativo da trilha, com setores ingremes e escorregadios. Mas nada de absurdo. Subiremos em zigue-zague por cerca de 30 minutos. Apartir daí encontraremos algumas placas que sinalizam que não estamos perdidos, apesar de começar a rezar...rs
Em seguida, caminharemos em trechos mais suaves e leves, por um pouco de tempo até chegarmos a uma bifurcação: À esquerda iremos ao nosso objetivo - Morro da Taquara e Castelos da Taquara; À direita iremos para o morro do cocanha.
Seguindo a esquerda, subiremos por alguns trechos ingremes e tênues. A trilha aqui é mais fechada e algumas vezes nem enchergaremos os nossos pés. Só mais alguns minutos de paciencia, disposição e força para conquistarmos o morro da taquara, cume localizado a 813 metros. Para os castelos da taquara, iremos pegar uma bifurcação anterior à direita e por uma trilha bem fechada andar por 10 minutos. Lá seremos contemplados por um dos mirantes mais lindos do parque: visual da Barra da Tijuca e baixada de jacarepagua. Os castelos da Taquara está localizado a 711 metros.
Infelizmente nesses cumes não há um grande espaço para se ficar a vontade, mas nada que estrague o prazer e a alegria de compartilhar um belo dia com nossos amigos.

Observações:

  • Ponto de encontro I: Praça Saens Pena, às 08h20 ( pontualmente )
  • Ponto de encontro II: Estacionamento da Cascatinha, às 09h00 ( somente para aqueles que sabem chegar ao local );
  • Trilha com duração mínima prevista de 1h30 a 2h ( ida );
  • Em caso de chuva a trilha estará automaticamente cancelada e transferida para a semana seguinte;
  • Trilha não é caminhada. Respeite seus limites;
  • Menores de idade só com responsável;
  • Trilha com nível intermediário, trechos ingremes e escorregadios;
  • Se puderem, levar calça esportiva ou algo que cubra os tornozelos; ( Não é obrigatório ).
É importante que todos confirmem a presença!!!!!

2 comentários:

  1. Essa trilha realmente é muito boa!
    Faz aflorar a vontade de trilhar cada vez mais!
    A sensação é ótima!
    Espero que faça sol né, todos rezando muito! rsrs
    Mais uma vez parabéns aos Trilheiros do Rio!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, Leo. Esta trilha é especial para os que gostam de caminhadas leves pela floresta e um pouco pesadas no fim. E seus mirantes fazem valer a pena o esforço.

    ResponderExcluir