A priori nosso destino da trilha do próximo domingo está alterada. Trilha tênue, pouco espaço e mirantes pouco vislumbrantes foram um dos motivos, além da segurança velada e prezado por todos nós.
Contudo, a mudança será para melhor. Iremos conhecer a Pedra do Conde, cota 821m, Anhanguera, cota 693m e Excelsior, cota 611. Além de tudo, deliciaremo-nos com uma gostosa água gelada da única cachoeira permitida para banhos: A cachoeira das almas.
A trilha começa próximo a capela Mayrink, próximo ao playground. A trilha começa bem leve, com suaves subidas e e zig-zag. Em 25 minutos estaremos em uma bifurcação. À direita é o caminho para o morro do Areão (558m) e o Alto da Bandeira (563m). Seguiremos para a esquerda, pelo caminho para a pedra do Conde. Seguindo praticamente em reta por cerca de 15 minutos, chegaremos a mais uma bifurcação. O caminho para a Pedra do Conde é a direita. À esquerda pegaremos na volta para seguir à Anhanguera.
A caminhada de subida para a Pedra do Conde é puxada, com zig-zag e trechos de escalaminhadas, que exigirão dos trilheiros a utilização de suas mãos. Por volta de 30 minutos atingiremos o ponto mais alto do morro. Com seus 821m, a Pedra do Conde exibe mirantes monumentais com vista para a zona norte e ao fundo a serra dos Órgãos. Também é possível observar de outros ângulos o Pico da Tijuca e outros pontos daquele setor do Parque.
Descendo pela mesma trilha até a última bifurcação, seguiremos para a esquerda, seguindo à Anhanguera. O caminho é praticamente bem marcado, calmo, leve e com poucos obstáculos naturais. Por cerca de 20 minutos seguiremos por essa trilha até chegar à subida do morro, numa bifurcação. Na entrada há uma placa alertando que aquela área está sendo remanejada e com fitas que limitam a passagem, mas nada que impossibilite a nossa...rs
Seguindo em frente, chegaremos ao topo da anhanguera, com seus 693m. É uma área bem diferente de todo PNT, com várias arvores de eucaliptos que nos remetem a filmes góticos e de terror. Um cenario diferente, mas lindo. Sem falar nos mirantes que possuem. Lá, poderemos ficar um tempo, conversando, lanchando e nos conhecendo um pouco mais.
Após tudo isso, desceremos pela mesma trilha até a placa e as fitas proibitivas. Segue à direita da descida em sentido ao mirante excelsior. Uma caminhada rápida até a estrada do Excelsior. Se seguir continuando a estrada, chegaremos no mirante do excelsior. Voltando, iremos andar por cerca de 20 min descendo uma estrada asfaltada e esburacada ( mais esburacada que asfaltada )...
Em breve chegaremos ao caminho das almas, trilha que nos leva a cachoeira das almas. Só mais alguns minutos adiante e estaremos lá. Após o refresco, iremos pra casa, voltando pela estrada principal do parque.
Galerinha... eis alguns velhos e repetitivos avisos, mas que valem a pena repeti-los:
Observações:
- Ponto de encontro I: Praça Saens Pena, às 08h20 ( pontualmente )
- Ponto de encontro II: Estacionamento da Cascatinha, às 09h00 ( somente para aqueles que sabem chegar ao local );
- Trilha com duração mínima prevista de 1h30 a 2h ( ida );
- Em caso de chuva a trilha estará automaticamente cancelada e transferida para a semana seguinte;
- Trilha não é caminhada. Respeite seus limites;
- Menores de idade só com responsável;
- Trilha com nível intermediário com escalaminhada.
Estarei lá!!!
ResponderExcluir